23.3.08

Bicoitinho de fécula de batata da Néia

Do blog da Luciana Macêdo, quando vi, fiquei curiosa com o uso da fécula de batata. Tive um pouco de dificuldade para moldar, a massa não tinha muita liga, talvez tenha usado menos manteiga do que o necessário, pois a caixa de fécula que comprei tinha 200g e não 220g e ajustei a quantidade de manteiga "intuitivamente", fiz bolinhas e amassei com um garfo. Não passei no açúcar. Eles não são muito doces e ficam entre um mantecal e um sequilho, bem gostosos.



Biscoitinho de Fécula de Batata da Néia

Ingredientes:
1 caixa de fécula de batata
1 caixa de farinha de trigo
1/2 caixa de açúcar refinado (usei demerarara)
200g de margarina (usei manteiga)
1/2 c sopa de fermento

Modo de Fazer:
Amasse bem todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Abra a massa com a mão, em superfície polvilhada com farinha de trigo corte os biscoitinhos do tamanho desejado e leve para assar até dourar. Depois de assados passe no açúcar de confeiteiro. Sirva com um cafezinho fresquinho.

Notas:
A medida é a caixa de fécula de batata ou seja 220g. (A minha tinha 200g e a usei como medida)
A massa fica esfarelada e com o manuseio fica homogênea.
Não é preciso untar a assadeira.
Preste atenção no forno, senão doura muito.
Guarde em recipiente fechado.

20 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana disse...

Que bonitinhos q ficaram, lembraram as bolachinhas de nata que minha avo fazia, taaao bom, derretia na boca!
Eu gosto de biscoitinhos assim, mas nunca provei de fecula de batata. Bem interessante.
Ana

Ana disse...

Eu de novo, esqueci de escrever: FELIZ PASCOA Karen!! rss!!
Ana

sonia a. mascaro disse...

Uma Feliz Páscoa para você!

Laurinha disse...

Biscoitinhos gostosos são sempre bem-vindos!
Beijinhos,

Luciana Macêdo disse...

Que bom que você fez e principalmente que gostou. Eles fazem uma boa dupla com um cafezinho ou chá.
Bjs!

Karen disse...

Obrigada, Ana! O biscoitos lembram aqueles que você levou para a Miki!

Obrigada, Sonia! Espero que tenha tido um ótimo feriado!

Laurinha, eles são um perigo, isso sim! Cada vez que passo por eles, dou uma beliscada!

Luciana, obrigada pela receita! Eles são mesmo muito bons com um café...

Cris disse...

Karen, quanto tempo que não consigo passar aqui na sua casa virtual... e ser recebida com estas bolachinhas lindas é muito bom! Vou me atualizar com o restante de seus posts agora. Bjs!

laila radice disse...

que belezinhas..tão graciosas ficaram...adorei! bjs

brisa disse...

oi Karen!! Akih estou com masi uma pergunta: masi sequilho ou mais mantecal?? Qdo tentei fazer sequilhos, eles ficaram bons na hora, mas no dia seguinte estavam duros e borrachudos..:(( Queria biscoitinhos amanteigados, que desmanchem na boca, mas nao muuuuuuuito secos. Sera essa a receita?? Esse weekend mesmo comprei um book soh de cookies..

Bjs

Bri

Karen disse...

Cris, seja bem-vinda, Cris! Você e a Cinara andam meio sumidas mesmo!

Laila,e gostosos!

Brisa, os biscoitos não ficaram duros ou borrachudos, ainda tenho alguns fechados em um pote e eles continuam muito bons! Acho que eles se enquadram nos seus padrões: derretem na boca, não ficam duros ou borrachudos e não são tão secos porque levam uma boa quantidade de gordura. Que acha?
Beijos!

Karen disse...

Brisa, se tivesse que escolher, diria que os biscoitos estão mais para o mantecal.

brisa disse...

Ahh Karen, Obrigada. Parece ser o que eu quero sim:)) Yeah!!

Vou fazer.

Respondih mais cedo, por algum motivo nao postou..oh well:)

Bjs e OBRIGADA!!

Bri

brisa disse...

Karen,

Qual a temperatura do forno e tempo approximado? Se der tempo pra voce responder, pretendo fazer nesse weekend (ia fazer hoje mesmo:))

Bjs e thanks!!

Bri

Karen disse...

Brisa, eu sou terrível com essa questão de temperatura e tempo. O meu forno não é muito confiável, não esquenta muito, eu sempre coloco à cerca de 190C e vou lá dar uma olhada quando começo a sentir o cheirinho das coisas assando. O resto é no "tato", como sempre estou fazendo algo na cozinha enquanto uso o forno, geralmente não tenho problemas, mas coloque à 180C e dê uma olhada depois de 15-20 min, só para garantir.
Desculpe não ter dados mais "precisos". rs

Beijos!

brisa disse...

Karen, Muito obrigada pela resposta:)) eu tb nao igava muito pra detalhes, mas depois que mudei pros US percebih que facilitou muito meus results..:)) Pelo menos, voce deu a base..tks!!

Enfim..vou fazer amanha (e ficar de olho!!), Domingo:)) Aih te conto..

bjs e obrigada again:))

Bri

brisa disse...

Oi Karen!! Feedback: nao ficou nem sequilho, nem mantecal..hehe..mas ficou mais pra sequilho akih..A 1a leva deixei por 23 min (a 350F) e a segunda por 17 min. KC, eu +Bella gostamos bastante (principalmente eu), nao ficou muito doce..Ja o Kim (filho) achou meio seca..hehe.enfim..vale a pena fazer de novo:))

Obrigada a voce, Luciana e Neia:))

Bjs

Bri

PS: tirei fotos tb..:))

Karen disse...

Brisa, que bom que pelo menos você gostou! É difícil prever se uma receita vai agradar ou não alguém, gosto é muito pessoal mesmo! rs

Os biscoitos não são doces mesmo, por isso tem a etapa de passar pelo açúcar de confeiteiro que eu pulei, porque não gosto de açúcar envolvendo os doces (vai entender!).

Você coloca as fotos em algum lugar?

Beijos!

brisa disse...

Karen, tres (entre quatro) gostaram. Pra mim, significa sucesso: receita a repetir..hehe

Ah, eu tb nao passei no acucar, prefiro assim, simplesinhas:))

Bem, um pouco de injustica do Kim, pois tb fiz chocolate chip cookies uma receita sem brown sugar, e ele comeu antes.

Nao posto as fotos, nao tenho blog. Ja tive, em 2002..hehe.Mas ficarao guardadinhas no meu iPhoto;))

Bjs

Karen disse...

É, não dá para ganhar todas (ou todos)! ;)

Beijos!