26.12.08

Pão italiano

Outro pão do blog Le Pétrin da Sandra, realmente delicioso, adorei o resultado, um miolo denso e macio e uma casca grossa e crocante. Coloquei os ingredientes na máquina e amassei lá mesmo, mas a receita tem indicações de como preparar à mão.


Pão italiano

520g de farinha especial para pães
310ml de água morna
6 c sopa de azeite
1 1/2 c chá de sal
15g de fermento fresco (usei 7 g de fermento biológico instantâneo seco)

Misture a farinha e a água para formar uma massa leve e não mole. Deixe descansar 1 hora. Adicione o azeite, depois que ele for incorporado à massa, adicione o sal. Sove para incorporar o sal, em seguida, adicione o fermento fresco desfeito (como usei a máquina desde o início, não sei se o fermento biológico deve ser incorporado nessa etapa, na dúvida, leia as instruções da embalagem) e sove por 10 min na batedeira, depois a mão sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada ou na máquina de pão. Forme uma bola e deixe descansar em um recipiente untado com óleo e coberto com filme plástico por 1h. Retire o gás levantando um pouco massa do recipiente e deixe descansar mais 1 h.
Coloque a massa sobre a superfície de trabalho, retire o gás, depois sove, forme uma bola, deixe crescer por 45-60min. Asse à temperatura moderada (200C) por cerca de 30min, ou até dourar, depois de polvilhar com um pouco de farinha e fazer riscos na superfície com uma faca.
(Nota: no meu caso, a massa rendeu 2 pães razoavelmente grandes. Deixei uma forma de bolo inglês com água na grade inferior do forno para manter a umidade enquanto os pães assavam.)

9 comentários:

Ziza disse...

E tá bonito!

Deia disse...

Oiiiiiiiii!
Gostei muito das receitas que vc coloca aqui.
Vou tentar fazer o pão
bjs

Anônimo disse...

Karen, eu tenho máquina de pão, mas fiquei com dúvidas de como você fez esta receita nela.

Colocou todos os ingredientes ao mesmo tempo?
Qual o programa que usou? Massa, ou algum outro de pão e depoiss retirou a massa da cuba para fazer aúltima levedação já moldado e cozer no forno?

Obrigada. :)

Anônimo disse...

Karen, eu tenho máquina de pão, mas fiquei com dúvidas de como você fez esta receita nela.

Colocou todos os ingredientes ao mesmo tempo?
Qual o programa que usou? Massa, ou algum outro de pão e depoiss retirou a massa da cuba para fazer aúltima levedação já moldado e cozer no forno?

Obrigada. :)

Karen disse...

Obrigada, Ziza!

Deia, espero que goste!

Oi, Susana! Eu coloquei todos os ingredientes na cuba da máquina na ordem indicada no manual (líquidos primeiro, secos depois, fermento no final), usei a função "amassar" e, quando o ciclo terminou, moldei os pães e deixe-os crescer na forma antes de assar. Qualquer coisa, basta perguntar! :)

Eli disse...

Karen querida, esse lindo pão vai pintar aqui na minha cozinha rapidinho!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Iliane disse...

menina..quanto tempo que não venho aqui e quanta coisa perdi!!!e..agora tô recuperando!rsss..êssse pão é italianissimo..amei a receita..dá prá ver que a casca fica super crocante...parabens

Laurinha disse...

Me atualizando.... aos poucos.......
Que lindo pão!!!!!

Vou experimentar!

Beijinhos

Letrícia disse...

Mais um pão da Karen para a minha lista de to-dos ;-)