5.11.10

Chá, café, sorvetes, etc. - Buenos Aires

Alfajor e doce de leite são duas guloseimas pelas quais a Argentina é conhecida, mas também são duas guloseimas que não me atraem muito. Não sou muito fã de coisas muito doces. Há lojas da Havanna em todos os lugares e você também encontra alfajores de várias marcas diferentes vendidas individualmente em qualquer mercearia. Infelizmente, não fiz provas destes. Experimentei um alfajor de maicena que vimos na vitrine de uma doceria (há várias vitrines tentadoras pelas ruas), ele era feito com duas bolachas enormes, tipo sequilhos, e um recheio de doce de leite. Como já deveria ter previsto, ele era muito seco. Para presentear, os Havanna são os melhores, pois vêm em caixinhas e custam a metade do que custam aqui. As marcas vendidas nos supermercados estão mais em conta, mas as embalagens são mais simples.

Uma das razões para ter feito a reserva para o chá no Alvear, foi para provar o chá da Tealosophy, uma loja sobre a qual tinha lido antes de viajar. Como escrevi, o chá foi uma das melhores coisas daquela tarde. A loja da Tealosophy fica em uma galeria bem ao lado do Alvear e demos uma passada por lá depois de sairmos do afternoon tea. É uma loja minúscula com apenas uma vendedora, esperamos os dois fregueses que chegaram antes de nós serem atendidos para podermos entrar, porque praticamente não havia espaço para mais gente lá dentro. Aquela foi a primeira vez em que escolhi os chás pelo seu aroma, a vendedora pergunta qual o estilo do chá que procuramos - floral, defumado, verde, preto, com frutas, etc. - e abre as tampas dos grandes latões distribuídos nas prateleiras para que sintamos o aroma dos chás. Aquilo foi uma revelação para mim. Minha vontade era pedir para ela abrir todas as latas para sentir as variações e nuances de aromas. Fiquei fascinada. Os chás, depois de preparados, mantêm aquele perfume todo de uma forma sutil. A Inés Berton, proprietária das lojas e criadoras dos blends, é uma artista. (E cobra pelos chás como tal. Compramos apenas alguns tipos para trazer, pois os preços são meio altos).

Li que uma loja Tealosophy seria aberta em SP, mas não sei quando isso irá acontecer. Depois dessa experiência, fiquei com vontade de conhecer a Loja do chá, a coisa mais próxima da Tealosophy por estas bandas.



Ainda no departamento de bebidas, como apreciadores de um bom café, fizemos pesquisas sobre onde poderíamos encontrar grãos diferenciados em Buenos Aires e chegamos no Establecimiento General de café. Há várias lojas na cidade e elas funcionam como cafés, obviamente, e também têm um espaço para venda de grãos/café moído pelo peso. Compramos um pouco de grãos de um café da Costa Rica para provar. Gostei da loja, deveríamos ter parado lá outras vezes para provar a bebida ou para fazer uma refeição. Vi que eles servem pratos que parecem muito apetitosos. Quase pulei em cima do que me pareceu ser uma torta salgada que o garçom levava para uma mesa.



Por fim, faltou falar dos helados portenhos. Há várias sorveterias espalhadas pela cidade, mas acabei provando apenas o sorvete do Un'altra volta no últmo dia de viagem. As lojas do Volta e do Freddo, outra rede, são grandes e, ao menos a primeira, também funciona como café. Vi algumas pessoas comendo tostadas quando entramos. Pedi um "vaso chico", que interpretei ser um "copo pequeno", mas depois fiquei me perguntando se um "copo para crianças" não seria uma tradução mais exata, porque eles eram pequeninos. Paguei $ 14, uns R$ 7, não era barato. Quando o atendente se postou diante de nós com aquela casquinha de waffle diminuta e perguntou quais os sabores que desejávamos, podiam ser dois, não acreditei que seria possível colocar muito sorvete sobre ela, mas foi. O problema era ter que comer o mais rápido possível para que o sorvete não fosse todo para nossas mãos e para o chão. Deveria ter perguntado se não havia copos de plástico. Era impossível tirar uma foto daquele jeito. Pedi banana e doce de leite e o O. foi de chocolate branco. Veredito, muito bom, fica entre o Parmalat e o Hagen Daz. Seriam necessários vários dias para experimentar todos os sabores e as outras sorveterias.


6 comentários:

Quéroul disse...

estoy loka por Tealosophy - que nome foooofo.

pronto, roteiro novo pra próxima viagem.
nem te conto que antes de ontem tava eu na decolar.com fuçando preços pra lá de novo; mais baratos que a viagem que eu ainda estou pagando. hahahaha.

Emi só disse 'força pra resistir, amiga', e tô eu aqui, resistindo...

=*
amei a série portenha.
vou ali me jogar na mandioca! ;)

Karen disse...

Quéroul, eu também adorei o nome, muito bem bolado!

O duro de viajar é que isso vicia, depois que você volta, já está pensando da próxima... rs

Beijos!

Billy disse...

Ola, Karen,

O sirop folie (na pasaje Vicente Lopez) tambem serve o cha da tealosophy, tem um ambiente muito agradavel e e mais em conta que o Alvear. ;)

Se gostaste da banana do Volta, ache que vais amar a do freddo ou a do persicco! E e' incrivel que o coop pequenino ja custe 14$... Quando cheguei a BsAs, era 4,50$! Surreal, a inflacao...

Beijinhos!

Ana disse...

Karen, que delicia a loja de chas. Eu amo chas e aqui tem uma loja q eu adoro, chama-se "teavanna" (faca uma busca no google p/ espiar o website deles).
Eh muito parecida com a q vc falou, tem varias latas grandes com blends q eles tem, assim como chas simples, e eles abem a tampona e a gente pode sniff os aromas. Eu tbem ficou doida p/ pedir p/ abrir as latas! rs!
Adoro ir la! E vc pode comprar tanto o blend deles como criar o seu, eh muito bacana. O q nao eh bacana eh o preco, tbem eh bem alto.
Um dos meus preferidos de la chama-se "fruta bomba", eh um green tea com frutas e flores, super gostoso e com um sabor suave, eu adoro!
Que bom q vc levou uns chas para casa, as vezes trazer coisas de viagens nao eh super em conta, mas vale muito a pena!
Bjs
Ana

Karen disse...

Ana, eu adorei a experiência, pena não ser algo para se fazer sempre, né?

Karen disse...

Billy, pois é, eu sempre ouço o pessoal dizer que a inflação por lá anda brava...

Bom saber que o Sirop Folie serve os chás! Tinha feito reserva para jantar lá, mas cancelei...

Beijos!