15.12.10

Throwing away the alarm clock

Conhecia vagamente Charles Bukowski como um escritor americano "porra-louca" e também vi alguns trechos de um filme baseado na vida dele há muito tempo. Este é o primeiro poema  "bukowiskiano" que leio, gostei muito.



Throwing away the alarm clock

my father always said, "early to bed and
early to rise makes a man healthy, wealthy
and wise."

it was lights out at 8 p.m. in our house
and we were up at dawn to the smell of
coffee, frying bacon and scrambled
eggs.

my father followed this general routine
for a lifetime and died young, broke,
and, I think, not too
wise.

taking note, I rejected his advice and it
became, for me, late to bed and late
to rise.

now, I'm not saying that I've conquered
the world but I've avoided
numberless early traffic jams, bypassed some
common pitfalls
and have met some strange, wonderful
people

one of whom
was
myself—someone my father
never
knew.

"Throwing Away the Alarm Clock" by Charles Bukowski, from The Flash of Lighting Behind the Mountain. © Harper Collins, 2004.

.

4 comentários:

Anônimo disse...

eu já li alguns livros dele e também vi o filme que vc fala, e sou grata ao Bukowski imensamente pelo fato dele apresentar John Fante, que é um escritor maravilhoso, vc já leu Pergunte ao Pó?
madoka

Karen disse...

Madoka, sabe que não li muitos autores americanos? Vou ver se o O. tem o livro do John Fante.

Anônimo disse...

dos que foram publicados no Brasil do J.Fante, acho que li quase todos, tenho uma certa obcessão, qdo gosto de um escritor, quero ler tudo, até biografia, rs... e o Fante tá guardadinho com carinho sempre, e Pergunte ao Pó é muito lindo. Não esqueço. Se o O. tiver, pegue-o, vc não irá se arrepender. Ele é ítalo-americano, rs.
madoka

Karen disse...

Faz algum tempo que não encontro um escritor que me faça sentir essa vontade de devorar todos os seus livros. Tenho certeza de ter visto um John Fante por aqui, mas não sei se era esse. Obrigada pela dica, Madoka!